Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Matrículas Extras

Institucional

Histórico do Colégio Medianeira

O Colégio Medianeira pertence à Congregação das Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus e integra a Rede Verzeri. “Educandário Nossa Senhora Medianeira” foi o primeiro nome dado à Escola criada por reivindicação e apoio do povo santiaguense, no dia 05 de março de 1945, tendo à frente, como impulsionador, seu pároco, Mons. Francisco de Assis Pinheiro Dias. 
O Colégio instalou-se, inicialmente, em um prédio cedido pelo Sr. Prefeito Municipal, Silvio Aquino (antigo Tênis Clube). Posteriormente, mudou-se para outro local mais central. As condições, porém, eram muito precárias e a comunidade começou a movimentar-se para construir um novo prédio, que seria o definitivo, onde está sediado, hoje, o Colégio Medianeira, mais adequado ao número de alunos que crescia a cada ano. 

A escola foi, sempre mais, inserindo-se na comunidade santiaguense e contribuindo para o seu crescimento, como “Cidade Educadora”, título dado à cidade de Santiago.

Em 1950, teve início o Curso Ginasial e, em 1960, foi inaugurado o Curso Normal, para a formação de professoras das séries iniciais. Após, com a reforma do ensino no ano de 1973, a Escola se expandiu em outros cursos do 2º grau, como Auxiliar de Nutrição e Dietética, Laboratório e Análises Químicas, Secretariado. Promoveu Estudos Adicionais, capacitando alunos ao exercício do Magistério em 5ºs e 6ºs anos do Ensino Fundamental, como extensão ao Curso de Magistério.

Hoje, o Colégio Medianeira mantém Educação Infantil, a partir de 2 anos e 6 meses, Curso Fundamental e Médio, com um total de mais de 700 alunos. Procura cumprir sua missão de educar com responsabilidade e competência; valoriza o diálogo, a interação e a boa relação com os alunos, as famílias e a comunidade; promove a inclusão social.

Com um passado do qual muito tem a orgulhar-se, o Medianeira celebra um presente rico de conquistas no campo pedagógico, tecnológico e humanista-cristão, que o caracteriza, diferencia e dá personalidade, fundamentado nos princípios pedagógicos de Santa Teresa Verzeri, inspirados no Coração de Jesus.