Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Matrículas Extras

Notícias

PROJETO PINTAROLANDO NO CSCJ

06/12/2019

O projeto Pintarolando realizado nas turmas de Pré do CSCJ teve como objetivo marcar a fase de transição da Educação Infantil para o Ensino fundamental.

Considerando que essas turmas sistematizam a educação infantil, as professoras Tamara, Isabel e Deise acreditam que é por meio do desenho, que a criança cria e recria individualmente formas expressivas, integrando percepção, imaginação, reflexão e sensibilidade. Reiteram a importância do desenho nessa fase que antecede o processo de aquisição da leitura e escrita.

Tiveram como objetivo propiciar o desenvolvimento do pensamento artístico, caracterizando um modo próprio de pensar e dar sentido à experiência humana, desenvolvendo no educando a sensibilidade, a percepção, emoção e a imaginação no domínio do conhecimento artístico, além da vivência das brincadeiras da infância retratadas nas obras do artista plástico Ivan Cruz.

O Projeto também desenvolveu a sensibilidade estética, possibilitando aos educandos apreciar, criar, refletir e elaborar seus próprios sentidos com relação ao mundo. Os alunos puderam despertar o interesse pelas próprias produções, pelas das outras crianças e pelas diversas obras artísticas com as quais entram em contato, ampliando seu conhecimento de mundo e de cultura. 

Segundo as professoras, esse projeto está pautado nos seis direitos de aprendizagem propostos pela BNCC para a Educação Infantil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Confira mais fotos na galeria!