Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio Matrículas Extras

Notícias

VIVENCIANDO A PAZ NAS AULAS DE MATEMÁTICA

08/08/2018

A temática de estudo e projetos de aprendizagem do Colégio Sagrado Coração de Jesus no ano de 2018 é fundamentada na campanha da fraternidade, e está sendo trabalhada com base no tema “Com amor faça sua parte, diga paz”, desse modo, estão sendo desenvolvidas atividades que abordem os conteúdos matemáticos e, ao mesmo tempo, explorem questões/situações que perpassam simplesmente o conteúdo, fazendo com que o aluno pense, reflita, se sensibilize e se mobilize com questões sociais em busca de uma sociedade mais fraterna e solidária.

Dessa forma, a área de matemática está trabalhando com todas as turmas do ensino fundamental II até o ensino médio, o projeto “Vivenciando a paz nas aulas de matemática”, que tem como objetivos principais: desenvolver através dos conteúdos matemáticos, a compreensão da sociedade atual; e sensibilizar os alunos para ações concretas de paz e solidariedade.

Para demarcar a culminância do projeto, nesta última semana as turmas do ensino fundamental do 6º ao 9º ano realizaram uma arrecadação de leite longa vida para doação ao Lar Bom Abrigo. Na última terça feira a turma 1262 representou os demais colegas e juntamente com a professora Carine Soares Leves foram até o Lar realizar  a entrega. Como já previa o projeto, anteriormente todas as 10 turmas do ensino fundamental realizaram a construção de TSURUS com dobraduras, que nesta data também foram entregues ao Lar.

A atividade foi realizada em aula conversando com os alunos sobre um pouco da lenda do Tsuru, que diz que, ao se fazer 1000 Tsurus, e fazer um pedido a cada ave confeccionada, esses pedidos serão atendidos. Os alunos foram convidados a desenvolver a atividade com pensamentos positivos e fazer bons pedidos, pois os Tsurus que iriam confeccionar seriam doados para uma instituição de caridade do nosso município.

Os conteúdos matemáticos explorados foram os entes geométricos: ponto (vértices), reta (dobra do papel: vinco) e plano (folha do papel), os entes geométricos já haviam sido trabalhados no início do ano letivo com esses alunos e agora estavam sendo explorados com a confecção do origami.  A técnica trabalha a formação de várias formas geométricas planas, iniciando pelo quadrado e a partir desse formando outras como retângulo, triângulo e losango, ainda foram abordados o conceito de número de diagonais dos quadriláteros (primeiras dobras realizadas no papel) e conceitos relacionados a ângulos conteúdo que estava sendo estudado, quando confeccionamos o Tsuru com os alunos.

Esta atividade teve ampla repercussão nas turmas aliando a vivência de valores ao ensino da matemática e foi orientada pelas professoras Carine Leves Soares e Maria Justina Preto Dachari.